Top 5 – M. Night Shyamalan – Versão 1.0 *

shyamalanmulhollandcl

  1. O Sexto Sentido (1999): roteiro, atuações, direção, clima, envolvimento, impacto – perfeição. Clássico instantâneo.
  2. Corpo Fechado (2000): já em seu quarto longa, Shyamalan atinge um nível de refinamento cênico que outros levam décadas para atingir.
  3. A Vila (2004): vale repetir o escrito acima, mas com ênfase na riqueza temática entesourada no argumento. O elenco nos leva a nocaute.
  4. Sinais (2002): parábola sci-fi visando discutir a fé. No que acreditar? – que este pode ser a mais relevante “fita de ETs” desde… E.T.
  5. A Dama na Água (2006): forte mensagem pacifista, enaltecedora da união comunitária, sob o manto de uma fábula – ora encantadora, ora aterradora.

* Elementar, caro Watson: impraticável montar um Top 10 para um cineasta com míseros oito títulos no currículo.

~ por Gustavo H.R. em 11 de fevereiro de 2010.

23 Respostas to “Top 5 – M. Night Shyamalan – Versão 1.0 *”

  1. Há muito tempo que Sinais se transformou no número 1 do Shyamalan pra mim. Provavelmente, depois da quarta vez que eu vi o filme, e me dei conta de que a cada vez que eu vejo, mais camadas se descortinam. Sinais é uma obra-prima, muito além de “alienígenas invadem o planeta” e “padre renova sua fé”, blablabla… o cara fez uma obra que se reinventa a cada vez que se assiste. E lembro que na época toda a crítica falava sobre os “sinais” do título serem nas plantações, sobre a besteira de uma raça superior invadir um planeta repleto daquilo que eles mais temem, e um monte de babaquices.
    Foi ali que passei a perder todo o crédito para pelo menos metade dos críticos de grandes jornais que eu lia.

    Esse cara é genial, só não sei o que esperar do Airbender.

    • Seu comentário me deu vontade de ver5 o filme novamente. E tem razão, críticos menores tendem a se deter em questões que não são cruciais ao analisar filmes. Mencionei a questão da luta interna da fé/falta de fé do personagem de Gibson porque Shyamalan sempre enriquece suas obras com temáticas incomuns a maioria das fitas de gênero.

      • Claro, a questão da fé é importante no filme. Eu considero que o grande mote de sinais tem a ver com destino, em como tudo está entrelaçado nas nossas vidas: se a esposa dele não tivesse morrido ela não teria sussurrado aquelas palavras para ele que salvariam a vida da filha dele graçaa ao fato do irmão ter abandonado o beisebol e pendurado o taco na sala onde o alienígena estava cercado de copos d’água graças à mania da filha de achar que a água não é pura, e o filho tinha que ter asma, era o destino dele ter asma desde que nasceu, ou ele estaria morto. Esse tipo de relação surge em pequenos pedaços… se o vizinho interpretado pelo Shy não matasse a mulher dele, talvez não ligasse para ele, e não comentasse sobre os aliens não gostarem de aula.
        Tudo tem uma razão, a vida dá pequenos sinais, a gente precisa interpretar. Esse é o centro de SINAIS que pouca gente percebe. A cada revisão, vejo mais menções a isso. O roteiro é brilhante.

        Abraço

  2. Por acaso nem faz 3 dias em que pensei em qual seria o meu top Shyamalan.Partilho-o agora, apesar de ainda não ter visto o filme que antecedeu o filme com Joel Osment e o THE HAPPENING.

    TOP5:

    1 – THE SIXTH SENSE
    2 – THE VILLAGE
    3 – UNBREAKEBLE
    4 – LADY IN THE WATER
    5 – SIGNS

    Shyamalan é dos meus realizadores favoritos!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

  3. Pra mim, seu melhor trabalho foi o justamente de estreia… Sexto Sentido é um filmação, depois Night Shyamalan acabou decepcionando um pouco…

  4. Ele tem oito!!! Tem um perdido, pequenino, que quase ninguém conhece (eu conheci cerca de um ano atrás). Chama Praying with Anger – tem no IMDB.

    Quanto ao seu top, gostei. Eu colocaria assim:

    O Sexto Sentido
    Corpo Fechado
    A Vila
    A Dama na Água
    Sinais

    • Para ver como sou acachapantemente genial em matemática, contei errado os filmes dele. Pensei que “Anger” não tivesse tido um lançamento comercial, mas ele foi lançado limitadamente em NY pela Cinevista em 1993.

  5. Nunca vi a Dama na Água, você recomenda ou ele está em quinto por falta de opção?

    Depois de O Sexto Sentido o meu preferido do diretor é a Vila, muito criticado por aí, mas que eu gostei. E o pior é o Fim dos Tempos.

    Sabe algo sobre The Last Airbender? Só vi o trailer que já já vou colcoar no blog!

    Abraços!

    • Considero “Dama” realmente bom. Se não achasse, teria deixado a lista com quatro mesmo (ou três, pois nem “Sinais” acho tão bom quanto os três primeiros, apesar de ótimo). ;)

  6. […] que o Gustavo do Mulholland CineLog fez um TOP 5 dos filmes de M. Night Shyamalan, coloco aqui a propaganda que também foi ao ar […]

  7. Meu top 5 é: 1) O Sexto Sentido; 2) Sinais; 3) A Dama na Água; 4) Corpo Fechado; 5) A Vila.

  8. Gustavo, como vai?
    Eu acho Corpo Fechado muito suprestimado! E muito fraco!

  9. Ótimo top. Shyamalan é realmente um diretor que acertou bastante, mas me decepcionou um pouco. Meu preferido é ‘A Vila’ e depois vem ‘Sexto Sentido’

  10. Gustavo, acho M. Night Shyamalan um dos diretores mais fascinantes em atividade. Revi “A Vila” recentemente. Esse filme é uma coisa de outro mundo! Raramente se vê uma obra que fala tanto de nós, de nossos medos e de nossa sociedade embalado por um filme que, na minha perspectiva, é uma belíssima história de amor. Aquele diálogo de Ivy e Lucius na varanda em plena noite é um dos momentos mais emocionantes da filmografia do cineasta. Em breve vou fazer um post dedicado a ele, só preciso rever “O Sexto Sentido” e assistir “Wide Awake”.

    Meu top cinco fica assim:
    1. “A Vila”
    2. “O Sexto Sentido”
    3. “A Dama na Água”
    4. “Sinais”
    5. “Corpo Fechado”

  11. Cadê “Fim dos Tempos”, Gustavo?

    E a última cena de “A Dama na Água” é uma coisas mais lindas que eu já vi.

  12. Dele so gosto de Sexto Sentido, corpo fechado e Sinais.
    Acho que ele eh um grande diretor… mas nao vejo a mesa genialidade em seus roteiros… Se ele tivesse alguem ao lado para ajudar a transmitir suas brilhantes ideias em scripts, acho que seus filmes seriam muito melhores.

  13. Fiz o meu Top 3 no meu estaminé que foi o seguinte:
    The Village
    Lady In The Water
    Ubreakable

    O The Sixth Sense e o Signs também são óptims filmes, aliás, no meu top quase todos estão ao mesmo nível. Sã mero detalhes pessoais que o distinguem.

  14. Não sou nem um pouco fã do Shyamalan, acho que a carreira dele foi afundando a cada novo filme, por isso gosto bastante de O Sexto Sentido e, sobretudo, de Corpo Fechado. Depois disso, posso dizer que gosto de A Vila e Sinais, mas com algumas ressalvas. A Dama na Água e Fim dos Tempos são péssimos.

  15. Exatamente o meu top 5! Apesar de que a cada dia fico mais e mais apaixonado por “Corpo Fechado”, que pode até roubar a primeira colocação.

Os comentários estão desativados.